Path Makers


 
InícioGaleriaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Como fazer uma boa fanfiction

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Mr.Galleom
The Gah One
The Gah One
avatar

. : Quase um fantasma
Mensagens : 896
Sanidade : 4

MensagemAssunto: Como fazer uma boa fanfiction   Seg 15 Mar - 20:36

Tutorial com o nome dito aqui, o link para o tutorial original.

Citação :
TUTORIAL: COMO FAZER UMA BOA FANFICTION

• Temática&Escrita •

Todos nós sabemos que uma fanfiction bem escrita, bem desenvolvida atrai leitores. Mas, como fazer uma boa fanfic? E na verdade, o que é uma boa fanfic? Uma boa fanfic não tem a ser valorizada apenas a temática; o modo como é desenvolvida, a escolha das palavras acrescenta em muito nos pontos.

Na verdade, o tema, seja ele o maior dos clichês, torna-se original à partir da maneira como o autor o desenvolve e o coloca no enredo. Porque tudo, tudo é clichê. O que diferencia é a maneira como o clichê é trabalhado. Pense bem; é como uma mulher; uma mulher trajada como todas as outras: vestido longo e vermelho, sapatos de salto e etc. O que diferencia uma mulher da outra não é só como ela pensa ou age; os aspectos físicos são o que as diferencia de longe; à exemplo, as curvas, os cabelos, traços faciais, etc. Simplificando: até mesmo os clichês têm suas diferenças.

Percebe que os elementos acrescentados na trama mudam o rumo e as características do famoso clichê?

Mas como trabalhar numa trama em cima de um clichê e "mudar" o clichê?

1 – O primeiro passo é tratar de um assunto que você goste, seja ele qual for. Se o tema que você escolhe para tratar na sua estória não é do seu agrado e você não se sente completamente à vontade para desenvolver o enredo em torno dele, simplesmente descarte-o; um enredo bem desenvolvido e com um tema menos complexo é preferível a uma estória de complexidade mais elevada, não desenvolvida totalmente. E é claro, pesquise a respeito do tema que você escolheu, um escritor desinformado é prejuízo. Caso você queira fugir do clichê, quanto à temática, acrescente outros elementos na trama, como um suspense, outro suspeito – se for o caso – ou mais de um vilão; enfim, isso depende de autor para autor. Use a sua imaginação.

2 – O bom uso das palavras é fundamental. Você não precisa ser expert em Língua Portuguesa e dominar todas as suas funções, regras e afins. Apenas tome cuidado com os acentos, as vírgulas, os tempos verbais e é claro, a concordância, tanto gramatical quanto verbal. Word e um dicionário são bons companheiros na hora de desenvolver qualquer escrito.

2.1 – Você também pode usar algumas das Figuras Semânticas em conjunto ou não com as Figuras Sintáticas para enriquecer o seu texto. Tais como Metáfora, Prosopopéia, Antítese, Paradoxo, Hipérbato*, Assíndeto*, Eufemismo, Ironia, etc. Elas ressaltam não só a forma como o texto é produzido, mas também as personalidades dos personagens e deixam mais claras as intenções do escrito.

2.2 – Metáfora é o emprego de um termo com significado de outro em vista de uma relação de semelhança entre ambos. Todavia, uma comparação subentendida.

Ex.:

"Sua boca é um cadeado

E meu corpo é uma fogueira"

(Chico Buarque de Hollanda)

2.3 – A prosopopéia consiste em atribuir características humanas a outros seres – animais ou objetos inanimados.

Ex.:

Os braços da noite envolviam-lhe na penumbra, acaçapando-o.

2.4– A antítese estabelece o emprego de termos com sentidos opostos.

Ex. de Antítese:

"Eu preparo uma canção

Que faça acordar os homens

E adormecer as crianças[/i]."

(Carlos Drummond de Andrade)

2.5 – O paradoxo consiste na contradição das idéias; uma proposição aparentemente absurda.

Ex.:

Para se viver da solidão, deve-se esquecera solidão.

2.6 – O hipérbato , ao contrário das figuras apresentadas mais acima, não é uma figura semântica; é, porém, uma figura sintática que incide a inversão dos termos de uma oração ou das orações. A ordem inversa consiste em mudar o sujeito de lugar.

Ex.:

Acompanhando o som da torcida, dançava com a bola o atleta.

Que em ordem direta, ficaria:

O atleta dançava com a bola acompanhando o som da torcida.

* É só tomar cuidado com as inversões de ordem; por vezes elas causam efeito indesejado levando à ambigüidade, o que em alguns casos não é muito favorável.

2.7 – O eufemismo visa o abrandamento de uma expressão de sentido desagradável.

Ex.:

Aqueles homens públicos apropriaram-se do dinheiro!

O que mais claramente ficaria:

Aqueles homens públicos roubaram o dinheiro!

2.8 – O assíndeto , tal como o hipérbato, é uma figura semântica que consiste no não uso dos conectivos ( mais conhecidos como preposições ).

Ex.: O vento soprava, as folhas caíam.

O que com a presença de um conectivo entre as orações ficaria:

O vento soprava e as folhas caíam.

* Resumindo, assíndeto é a substituição dos conectivos por vírgulas.

2.9 – A ironia consiste na inversão de sentido do que se quer realmente dizer, visando à sátira, à ridicularização.

Ex.:

Você tem a inteligência e a competência de um rabanete.

3 – Saber empregar as palavras é um suporte indispensável para escrever bem. Contudo, sempre vemos aqueles erros básicos de mal colocação das palavras. Tais como as posições dos porquês , senão , há , e a – crase.

3.1 – O PORQUE – junto e sem acento – é usado para introduzir explicações, causas.

Ex.:
Não sei o porque disso.

3.1.2 – O PORQUÊ – junto e com acento – é empregado como substantivo de motivo, razão.

3.1.3 – O POR QUE – separado e sem acento – é usado equivalendo a "pelo qual, pelos quais, pela qual, pelas quais"

Ex.:
Muitos foram os lugares por que passamos

Ou ainda, numa interrogativa indireta:

Não sei por que você fez isso.

3.1.4 – O POR QUÊ – separado e com acento – é usado no final da frase interrogativa. O que torna-se tônico, justificando, a presença do acento gráfico.

3.2 – Senão é usado equivalendo do contrário, a não ser, mas sim.

Ex.:

¹ Você não faz outra coisa senão reclamar!

² Não tive a intenção de exigir, senão de pedir.

3.3 HÁ, A, À.

– Há, Equivale ao verbo 'fazer', indicando tempo. Indica tempo decorrido.

Ex.:

Não o vejo há seiscentos e sessenta e seis dias.

* 'Há' é sempre confundido com 'A' – preposição. Contudo, a função do 'a' acaba de ficar explícita.

Ex.: Sairei de casa daqui a duas horas.

* Neste caso é empregado o uso do ' a ' e não do 'há' porque não indica tempo decorrido.

** A crase é um efeito lingüístico relacionado à fala. O ' a ' leva o acento grave nos casos de contrações da preposição a, na fusão com o artigo definido a.

Ex.:

Fui à festa.

à = a (artigo) + a (preposição).

Isso acontece devido à regência do verbo "Fui" e o substantivo feminino "festa". Portanto, usa-se a crase somente antes de palavras femininas que admitem artigo, que o termo regente exija preposição – como no caso citado acima.

PS: Crase é o nome do fenômeno lingüístico de sons idênticos (a + a) e não do acento. A crase é indicada pelo acento grave.

4 – É descartada a escrita de Texto Dramático *. Texto dramático nada mais é do que o formato de um texto usado no teatro.

Ex.:

BOLESLAU: Páre de ser hipócrita! (aponta o dedo na cara de Bucetilds) Admita que foi você quem roubou meu brinquedinho erótico! (Grita) .

* As ações entre parênteses ou asteriscos são dispensadas em outros tipos de texto. Esse tipo de recurso é usado única e exclusivamente nos textos dramáticos. Até porque não se vê esse tipo de formato nos livros de romance e afins.

5 – Fugir da personalidade do personagem nem sempre é uma boa opção. Em muitos casos, se um personagem age diferente, a tendência dos outros personagens também desandarem é grande. Porém, sabendo trabalhar essa nova personalidade do personagem a possibilidade de mudanças torna-se interessante não só para quem lê, mas para quem também escreve.

Não existe uma regra que dita como escrever uma fanfiction perfeita. Claro, existem estereótipos, mas cada escritor tem a sua peculiaridade que transforma o texto numa coisa única. Existem técnicas e formas de se produzir um texto coeso. Mas o que dá alma ao texto, que o caracteriza de maneira diferente é aquele quê que todo mundo tem. Concluindo: existem textos bons e ruins? Sim, existem. Mas nem todos se encaixam nos padrões estipulados por todos e até por nós mesmos. Óbvio que um texto mal escrito faz a temática abordada perder o valor e assim o torna ruim. Mas ninguém nasce sabendo, certo? Exatamente por isso eu tentei ajudar. Eu fiz esse tutorial porque eu sou desocupada e não tinha nada pra fazer. A revisão de gramática tava palpitando na minha cabeça e eu resolvi colocar a idéia do tutorial pra andar. Tá, eu sei que isso foi quase uma aula de gramática/produção de texto, mas eu tentei. São apenas cinco dicas. Dicas básicas. Que eu uso – ou tento usar. Espero que vocês façam bom proveito.

TUTORIAL DESENVOLVIDO PELA MODERADORA KONHA (ingrid) E POSTADO NA COMUNIDADE Fics Sakura e Sasuke EM QUATORZE DE MARÇO DE DOIS MIL E NOVE.

CRÉDITOS À GRAMÁTICA DE TEORIA E EXERCÍCIOS PASCHOALIN & SPADOTO. Sem ela eu não saberia explicar - embora soubesse muito bem do que se trata - as figuras semânticas.

NOTA: Se for deixar alguma review, caro leitor, nos poupe de xingamentos e correções. Caso queira passar esse tutorial para alguma comunidade ou outra coisa do tipo, dê os devidos créditos.

Vocês conseguiram achar o "link secreto"? Nesta mensagem tem um total de 2 links.

« siggy »


Última edição por Mr.Galleom em Qui 3 Nov - 15:29, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://pathmakers.forumeiros.net
Forasteiro Solitario
Top membro
Top membro
avatar

. : Nunca terminei nada
Mensagens : 429
Sanidade : 1

MensagemAssunto: hmm...   Qui 22 Abr - 0:11

Hmmm.... f7

Uma fan fic pode até ficar boa seguindo essas normas, sei que sua intencão foi ajudar, mas eu sou contra a padronizacão.
Acho melhor cada um fazer de acordo com o que o seu espirito mandar.

Ps: "Não existe beleza, existe apenas gosto"
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Mr.Galleom
The Gah One
The Gah One
avatar

. : Quase um fantasma
Mensagens : 896
Sanidade : 4

MensagemAssunto: Re: Como fazer uma boa fanfiction   Qui 22 Abr - 9:00

Por outro lado, seguir as normas do português é essencial, como dito no 1º post.

Não se deve ficor desobedecendo o português com uma uma única exceção:
para representar determinada classe social.

Além disso, é bom conhecer todos os recursos textuais:

Citação :
Metáfora, Prosopopéia, Antítese, Paradoxo, Hipérbato*, Assíndeto*, Eufemismo, Ironia, etc. Elas ressaltam não só a forma como o texto é produzido, mas também as personalidades dos personagens e deixam mais claras as intenções do escrito.

Você não leu toda aquela "parede textual", leu? f6

« siggy »
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://pathmakers.forumeiros.net
Forasteiro Solitario
Top membro
Top membro
avatar

. : Nunca terminei nada
Mensagens : 429
Sanidade : 1

MensagemAssunto: Re: Como fazer uma boa fanfiction   Qui 22 Abr - 17:07

Eu tenho conhecimento sobre esses assuntos, mas essas que você mencionou são figuras de linguagem da nossa literatura.

Citação :
Ps: "Não existe beleza, existe apenas gosto"

Eu odeio romances, eles me dão sono, porque só mostram o lado bom das coisas.
Mas tem muita gente que gosta deles, e que até chora no final dos mesmos.

Eu não gosto muito de seguir os conselhos dos outros, meu único conselho é:

Você cria as próprias regras do seu jogo.
Se você não sabe criar regras, então use como base alguns guias(de acordo com a fanfic que você vai fazer).


O que eu quero dizer é que se um padrão não for alterado por muito tempo, comeca a ficar um tanto chato, mas quando uma mente criativa quebra o padrão e estabelece suas próprias regras, torna-se um sucesso.

Quer um exemplo? Vou te dar um que você conhece e muito bem.

Os jogos de RPG chegaram a um padrão que permaneceu intacto por anos, era medieval com dragões e reinos e magos do mal... Mas teve um dia que um RPG quebrou o padrão e estabeleceu suas próprias regras, com um cenário semelhante aos dos dias atuais, com uma estória um tanto absurda... Esse jogo foi um grande sucesso na época, porque as pessoas buscavam algo diferente. Você sabe que jogo é esse? Você sabe que jogo é esse sim Galleom!

Ps: Li apenas as partes que eu não sabia.
Ps2: Este guia está mais para uma obra literária do que para uma fanfic f6 .
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Mr.Galleom
The Gah One
The Gah One
avatar

. : Quase um fantasma
Mensagens : 896
Sanidade : 4

MensagemAssunto: Re: Como fazer uma boa fanfiction   Qui 22 Abr - 19:25

Bem... Esse guia serviria como guia para fanfics em geral f6

E seguir as regras do português ajuda muito e não dói muito

Mas não tenho certeza do jogo o qual você está falando...

Final Fantasy talvez?

Citação :
Eu odeio romances, eles me dão sono, porque só mostram o lado bom das coisas.
Então você tem que ler mais romances, não ficar lendo só romances românticos (não, nem todo romance é romântico ui )
Citação :

Os jogos de RPG chegaram a um padrão que permaneceu intacto por anos, era medieval com dragões e reinos e magos do mal...
Um dos motivos que me faz gostar da série "mother" f2
Não seguem isso...

Citação :
O que eu quero dizer é que se um padrão não for alterado por muito tempo, comeca a ficar um tanto chato, mas quando uma mente criativa quebra o padrão e estabelece suas próprias regras, torna-se um sucesso.
Padrões se usados exageradamente (lê-se "cliché") Acabam cansando... Mas seguir os padrões do português (como já disse) é essencial. Se você não entender nada do que lê, como você vai ler? f6

Isso me lembra... Tenho que postar algo sobre o novo acordo ortográfico f4

Agora "ideia" não tem acento ah... ... Nem "voo"...

Não vejo problemas em uma fanfic ter qualidades literárias... Mas como aqueles (ou ao menos a maioria) que fazem fanfics não têm grande formação literária, acho difícil isso acontecer...

« siggy »
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://pathmakers.forumeiros.net
Forasteiro Solitario
Top membro
Top membro
avatar

. : Nunca terminei nada
Mensagens : 429
Sanidade : 1

MensagemAssunto: Re: Como fazer uma boa fanfiction   Qui 22 Abr - 20:16

Citação :

Mas não tenho certeza do jogo o qual você está falando...

Final Fantasy talvez?

TSK TSK... Eu gosto de criar enigmas e eu achei que você iria acertar de primeira... VOCÊ ATÉ MENCIONOU UMA DAS SÉRIES DO JOGO AO QUAL ESTAVA ME REFERINDO!! Eu não acredito que você ainda não sabe do jogo que eu me refiro...
Mas só por garantia...
Spoiler:
 


Citação :
Agora "ideia" não tem acento ah... ... Nem "voo"...

Por isso que eu odeio o novo acordo... Eu gosto tanto de acentuar palavras que eu as acentuo mesmo quando for desnecessário!
Citação :

Não vejo problemas em uma fanfic ter qualidades literárias... Mas como aqueles (ou ao menos a maioria) que fazem fanfics não têm grande formação literária, acho difícil isso acontecer...

Verdade... Pode até dar certo mas, devo comentar 1 coisa, esse guia era mias uma aula de literatura que de fanfic
ah... e se você analisar com atencão verá que muitos usam essas figuras de linguagem sem nem perceber! (Se alguem for escrever segiundo essas normas, deve tomar cuidado quando for adicionar fantasia)


Citação :
Então você tem que ler mais romances, não ficar lendo só romances românticos (não, nem todo romance é romântico ui )


Na verdade... Eu não gosto muito de ler, não gosto de seguir a visão dos outros (como já disse anteriormente) prefiro chegar as conclusões sozinhos, os únicos que eu já li foram esses paradidáticos...

Ps: Você tem vocacão para letras Galleom.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Eusine48
Top membro
Top membro
avatar

. : Sou imune ao feijão
Mensagens : 774
Sanidade : -17

MensagemAssunto: .......   Sex 23 Abr - 14:45

..............................................................................

Bem... Eu não ligo pras discursões gramaticais de vocês, mas... Esse RPG diferentes dos padrões que o FS disse, eu tinha quase certeza que ele se referia a pokémon f7

Quer dizer, pokemon não é Medieval, não tem dragões malignos nem magos alem de ser mais antigo do que EarthBound... ah...

« siggy »

É isso que o Eusine pensa de mim.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://pathmakers.forumeiros.net/
Forasteiro Solitario
Top membro
Top membro
avatar

. : Nunca terminei nada
Mensagens : 429
Sanidade : 1

MensagemAssunto: Re: Como fazer uma boa fanfiction   Dom 25 Abr - 1:10

Citação :
Bem... Eu não ligo pras discursões gramaticais de vocês, mas...

Você não é obrigado a ligar mesmo... Então tudo bem.

Citação :
eu tinha quase certeza que ele se referia a pokémon f7

Quer dizer, pokemon não é Medieval, não tem dragões malignos nem magos alem de ser mais antigo do que EarthBound... ah...

Vou te lembrar de 1 coisa...

Citação :
Os jogos de RPG chegaram a um padrão que permaneceu intacto por anos, era medieval com dragões e reinos e magos do mal... Mas teve um dia que um RPG quebrou o padrão e estabeleceu suas próprias regras, com um cenário semelhante aos dos dias atuais, com uma estória um tanto absurda... Esse jogo foi um grande sucesso na época, porque as pessoas buscavam algo diferente. Você sabe que jogo é esse? Você sabe que jogo é esse sim Galleom!

Pokémon não tem uma estória TÃO estranha, mas Earthbound tem uma estória tão estranha... Que às vezes chega a ser ridicula!

Ps: Nunca mais trabalhaste na sua fic... Ele vai ser mais 1 pra sua colecao de fics imcompletas...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Eusine48
Top membro
Top membro
avatar

. : Sou imune ao feijão
Mensagens : 774
Sanidade : -17

MensagemAssunto: Soninho... xD   Dom 25 Abr - 7:05

Forasteiro Solitario escreveu:
Ps: Nunca mais trabalhaste na sua fic... Ele vai ser mais 1 pra sua colecao de fics imcompletas...

... Quem disse que não to trabalhando nelas? So to com preguissa de postar soninho~

« siggy »

É isso que o Eusine pensa de mim.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://pathmakers.forumeiros.net/
Firealex
Super Random Guy!
Super Random Guy!
avatar

. : A Emblema do Alex!
Mensagens : 496
Sanidade : 5

MensagemAssunto: Re: Como fazer uma boa fanfiction   Sab 10 Jul - 20:29


Se bem que, Estou trabalhando o meu primeiro Fanfic...

Se bem que, cada um fez tema pelos jogos exceto talvez

o FS! Deixa eu ver as temas e corrijam se tá correto...

Galleom: Mother 3

Eusine: DigiMon

JellyBoy: Maple Story

FireAlex (eu!) Fire Emblem (que talvez viraria jogo se todos gostarem...)

FS: Muito Original! RPG Maker XP!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Forasteiro Solitario
Top membro
Top membro
avatar

. : Nunca terminei nada
Mensagens : 429
Sanidade : 1

MensagemAssunto: Re: Como fazer uma boa fanfiction   Dom 11 Jul - 7:37

Firealex:
Citação :
Se bem que, cada um fez tema pelos jogos exceto talvez

o FS! Deixa eu ver as temas e corrijam se tá correto...

Citação :
FS: Muito Original! RPG Maker XP!

Vocês preferiam que eu fizesse um RPG de mesa com 1 jogo de tema? f6
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Como fazer uma boa fanfiction   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Como fazer uma boa fanfiction
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Path Makers :: Off Topic :: Histórias Historásticas-
Ir para: