Path Makers


 
InícioGaleriaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Tutorial de como criar fichas em Tormenta

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 

O que vocês acharam desse "Tutorial"?
Ótimo! Tirou todas as minhas dúvidas em relação a criação de personagens.
50%
 50% [ 1 ]
Boa, bem melhor do que quando você explicou na casa do fracassado! Mas ainda tenho umas dúvidas...
50%
 50% [ 1 ]
Err... Entendi nada...
0%
 0% [ 0 ]
Total dos votos : 2
 

AutorMensagem
Forasteiro Solitario
Top membro
Top membro
avatar

. : Nunca terminei nada
Mensagens : 429
Sanidade : 1

MensagemAssunto: Tutorial de como criar fichas em Tormenta   Dom 10 Ago - 13:32

2 dias atrás um certo ninja azul me deu uma idéia e, como eu já discuti com alguns de vocês, a idéia ser um novo Forum RPG! Sendo que dessa vez vai ser um RPG de MESA em um fórum! Mesmo que não dê certo, creio que será uma ótima experiência...

Enfim... O RPG vai ser Tormenta, é um RPG 100% Br e bem balanceado e fácil de aprender.

PORÉM, antes de começar QUALQUER RPG, deve-se criar os personagens que vão representar vocês nas aventuras!
Apesar de eu ter explicado no niver do fraca... Digo... Arrout, eu estava explicando para várias pessoas ao mesmo tempo, consequentemente, fiquei cansado e levemente estressado e creio que vocês ainda ficaram com muitas dúvidas...

ENTÃO! Eu vou explicar novamente! Dessa vez exemplificando, como se eu fosse criar um personagem para jogar junto com vocês!

Primeiramente, vocês vão precisar escolher uma classe e raça, geralmente as pessoas escolhem raças que dão benefício a classe que querem. Vocês podem encontrar tudo que precisarão para a criação de personagem no Módulo Básico (Edição Revisada) (Caso não tenham notado, isso foi um link.)

Segundo, vocês vão precisar de uma ficha, recomendo está ficha. (isso foi um outro link.)

Enfim...
Agora eu vou exemplificar a criação de um personagem... Digamos que eu quero criar uma Feiticeira chamada Morgana. Já que feiticeiro é uma classe baseada em Carisma, vou colocar a raça dela para ser Qareen...
Vou logo colocar isso na Minha Ficha...

Spoiler:
 

Legal... Isso foi fácil... Agora o que eu coloco no resto da ficha? Por onde eu começo? Bom, não é necessário seguir uma ordem específica, mas É NECESSÁRIO começar de algum lugar, não é mesmo?
Então, irei começar com as Habilidades, mais conhecidos como atributos.

A página 25 do Módulo Básico (No caso 26, já que o Adobe conta a capa como se fosse a primeira página.)
Primeiramente, lá vai contar o trecho de uma estória, no qual as habilidades tomam função. Mas isso não interessa... O que interessa agora é quais números colocar na parte de Habilidades da minha ficha... Então vou pular para a parte que me ensina isso. Uma página adiante, na parte de Geração de Habilidades.

Spoiler:
 

Como vocês podem ver, existem vários meios de gerar habilidades. Mas por questão de conveniência E balanceamento, iremos usar o método Elite. Que basta distribuir números já definidos nas minhas habilidades da maneira que eu quiser. Mas... Quais as habilidades que mais preciso? Geralmente, isso varia de acordo com a classe e a build que eu quero fazer... Mas no caso, a Morgana é uma Feiticeira. Diferente de magos, feiticeiros usam Carisma para conjurar suas magias, então eu vou querer jogar esse 17 em carisma. Agora esse 15 eu vou colocar em Inteligência, só para ter uma maior variedade de perícias... Esse 13, vou colocar em Constituição, assim eu terei mais PVs (Pontos de Vida) e não morrerei tão facilmente. O 12, irei colocar em Dextreza, assim ela vai ter uma CA (Classe de Armadura, aqui isso funciona como uma esquiva) maior e vai ser mais difícil para os inimigos acertarem ela com seus golpes. O 10 irei jogar em Sabedoria, não é muito útil para uma Feiticeira, então não tenho porque deixar um número grande... E finalmente, o 8 vai ficar na única habilidade que sobrou, Força. Já que como Feiticeira, a Morgana provavelmente nunca vai atacar físicamente, ou seja Força é praticamente inútil.

Spoiler:
 

Epa! Que feitiçaria é essa?! No momento que alterei as habilidades, vários outros números mudaram na minha ficha! Isso é porque a ficha que você baixou é inteligente! Ela calcula os modificadores de Habilidades e quase tudo que utiliza eles. Conveniente, não?

Legal... Eu já defini meus valores de habilidades... Mas sinto que estou esquecendo alguma coisa... Ah é! O Bônus Racial! Todas as raças concedem Bônus (E em alguns casos penalidades também) em determinadas Habilidades! A Morgana é uma Qareen, então para a página 39 que fala sobre Qareens.

Spoiler:
 

A parte de Traços Raciais, fala todas as vantagens e desvantagens dos Qareens. E olhem só! Logo abaixo fala que os Qareens tem um bônus de +4 em carisma e +2 em inteligência, consequentemente, uma penalidade de -2 em Sabedoria, então vamos alterar a ficha de acordo com esses bônus e penalidade.

Spoiler:
 

A Sabedoria da Morgana caiu para 8... Mas hey! Agora ela tem poderosos 21 de Carisma! Sem mencionar que a Inteligência dela aumentou também! Mas ser uma Qareen tem mais vantagens, além dessas alterações nas habilidades! Vamos continuar lendo...

+4 em testes de Identificar Magia. Identificar Magia é uma perícia, porém, diferente da maioria das perícias, ela é uma perícia que você só pode usar se for treinado nela, ou seja, ao menos que a Morgana seja treinada em Identificar Magia, essa vantagem é nula.

Spoiler:
 

Esse NT significa "Não Tem", no caso, como ela não é treinada em Identificar Magia, ela não pode sequer usar a perícia e a vantagem é nula.
Mas por razões de aprendizado, vamos supor que ela É treinada em Identificar Magia. Para tornar uma perícia treinada, simplesmente marque/clique n/esse quadradinho.

Spoiler:
 

Notem que no momento que marcamos o quadrado, o NT sumiu e a ficha já calculou os valores da perícia. Porém, ela não adcionou o +4 do bônus racial, então vamos adcionar esse bônus na parte de "Outros".

Spoiler:
 

Depois de adcionarmos esse valor, a ficha calculou o valor da perícia automaticamente. Agora vamos ver o resto dos traços raciais...

Desejos parece ser incrível! Mas onde vou colocar isso na ficha? Na parte de Habilidades de Raça.

Spoiler:
 

Eu também coloquei o +4 Identificar Magia aqui, somente para lembrar de onde veio o bônus de +4. Isso evita confusões como achar que você errou a ficha.

Agora vamos colocar o resto dos "poderes" de Qareen nessa parte da ficha... Quanto a parte de Descendência, deve-se escolher uma das descendências elementais e colocar a descendência escolhida na parte de Habilidades de Raça.

Spoiler:
 

No caso eu escolhi a descendência de Trevas, que concede +5 de resistência a ácido e energia negativa.
Agora para lembrar dessa resistência, vou colocar esse valor em Redução de Dano.

Spoiler:
 

Por razões de conveniência, abreviei Ácido e Energia Negativa para A&EN.

Agora vamos voltar para a parte de classes: Feiticeiros, página 56.
Vamos pular para a parte de Características de Classe.

Spoiler:
 

Primeiramente, vamos calcular os PVs iniciais da Morgana. Ela começa com 8 + Modificador de Constituição PVs.
Vocês lembram o que é o modificador de uma habilidade? É aquele número que fica do lado do valor da Habilidade. No caso vamos checar o valor do modificador de Constituição...

Spoiler:
 

O Modificador de Constituição dela é 1, logo os PVs iniciais dela é 9! É um valor pequeno... Mas novamente, ela é uma Feiticeira! Ela tem um poderoso arsenal de magias, mas não aguenta muito dano. Enfim, vamos inserir o valor de PVs dela na ficha...

Spoiler:
 

Proseguindo nas Características de Classe, temos as Perícias Treinadas e as Perícias de Classe. Perícias Treinadas, recebem um bônus, fora que tem algumas perícias que só podem ser utilizadas se você tiver treinamento, como é o caso de Identificar Magia. O número de perícias treinados que um feiticeiro tem é igual a 2 + seu modificador de Inteligência. No caso o modificador de inteligência da Morgana é +3, ou seja o total de perícias treinadas que a Morgana tem é 3 + 2 = 5.
Então podemos escolher 5 perícias para serem treinadas, agora podemos escolher QUALQUER perícia para ser treinada? NÃO. Somente as perícias de classe. No caso da Morgana, ela pode escolher dentre Conhecimento, Enganação, Identificar Magia, Intimidação e Ofício. Peraí... São 5! Então ela é automaticamente treinada em todas as perícias de classe dela? Não. Isso porque Conhecimento e Ofício se dividem em outras perícias. Por exemplo, alguém pode ter muitos conhecimentos em Geografia e quase nenhum em Biologia. Alguém pode saber manufaturar armas, mas não entender nada de artesanato.
Conhecimento se sub-divide em Arcano, Engenharia, Geografia, História, Natureza, Nobreza, Religião e Tormenta.
Ofício se sub-divide em Alquimia, Alvenaria, Carpintaria, Joalheiria, Metalurgia, Arte e Profissão.

No caso da Morgana, ela vai ser treinada em Enganação, Identificar Magia, Intimidação, Conhecimento (Arcano) e Conhecimento (Tormenta).

Spoiler:
 

Agora, vamos voltar para as Características de Classe. Em Talentos Adicionais temos: Usar Armas Simples e Vontade de Ferro. Logo vamos adicionar estes talentos a ficha.

Spoiler:
 

Maioria dos talentos são "passivos", mas existem alguns que requerem ativação, como se fosse um poder diário, por exemplo. A página 90 fala sobre talentos, mas como o foco deste post é a CONSTRUÇÃO de fichas, vamos pular essa parte. Logo após as características de classe, teremos as Habilidades de Classe.

Spoiler:
 

No caso da classe Feiticeiro, devemos escolher uma Linhagem. Irei escolher Linhagem Elemental (Fogo) para a Morgana. No primeiro nível, ela ganha um PM (Pontos de Magia) extra para gastar somente em magias de fogo. Conforme ela passar de nível, ela vai receber mais poderes da linhagem. Mas isso eu explico em outro post/tópico dedicado a explicar como upar fichas. Enfim, vamos atualizar a ficha.

Spoiler:
 

Agora, algo que é exclusivo para os usuários de magias... Magias! (DUH!)

Spoiler:
 

Primeiro, vamos ver quantas magias a Morgana pode aprender. De acordo com o livro, no primeiro nível, ela aprende 4 magias arcanas de nível 0 e (1 + Modficador de Carisma) magias de nível 1, como o modificador de carisma dela é 5, ela começa com 6 magias de nível 1 e 4 de nível 0.

A página 143, está dedicada apenas a explicação de magias. Mas vamos pular para a página 150, lá tem uma lista de magias, assim podemos escolher as magias da Morgana.

Spoiler:
 

Primeiro vamos escolher 4 magias de nível 0.

Detectar Magia
Pasmar
Mãos Mágicas
Prestidigitação

Agora vamos escolher 6 magias de nível 1.

Mãos Flamejantes
Disfarce Ilusório
Leque Cromático
Toque Macabro
Mísseis Mágicos
Reduzir Pessoa

Pronto, agora vamos colocar essas magias na ficha.

Spoiler:
 

Agora vamos calcular os PMs (Pontos de Magia) da Morgana! Voltando para a página da classe Feiticeiro, na parte de Magias, mais especificamente na parte Pontos de Magia.

Spoiler:
 

Como o livro já dizia, a vida sem feitiçaria é um erro. E para usar magias, você vai precisar de PMs, de acordo com o livro, um Feiticeiro começa com Pontos de Magia igual a 3 + Modificador de Carisma. Como o modificador de Carisma da Morgana é 5, logo ela começa com 8 PMs. Vamos atualizar a ficha.

Spoiler:
 

Agora a única coisa que falta para completar o personagem, são os talentos! Fora os talentos que a Morgana já recebeu da classe, no nível 1 ela pode ter um talento adicional de qualquer tipo (menos tormenta). Como podemos ver nessa tabela da página 45.

Spoiler:
 

Agora vamos para o capítulo de talentos, escolher um talento para a Morgana. Na página 93, temos uma lista de TODOS os talentos, junto com seus pré-requisitos. Vamos dar uma olhada mais específica em uma Talento que a Morgana já tinha graças a sua classe, Vontade de Ferro. Página 110.

Spoiler:
 

Vontade de Ferro aumenta a base de vontade em +2, mas note que é um talento que pode ser escolhido diversas vezes, com efeito cumulativo. Então vamos escolher Vontade de Ferro novamente. Pronto, agora só precisamos atualizar a ficha.

Spoiler:
 

Agora vamos adicionar o bônus das Vontades de Ferro.

Spoiler:
 

Adcionamos 4 em "outros" e deixamos a ficha calcular o resto.
E PRONTO, a ficha da Morgana já está "jogável". Apesar de que ainda tem coisas em branco como Idade, Religião, Tendência... Mas esses são elementos Role-Play, e explicarei eles amanhã. Isso porque cansei por hoje...


Última edição por Forasteiro Solitario em Sab 14 Mar - 6:53, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Mr.Galleom
The Gah One
The Gah One
avatar

. : Quase um fantasma
Mensagens : 886
Sanidade : 4

MensagemAssunto: Re: Tutorial de como criar fichas em Tormenta   Qui 14 Ago - 19:06

Hm, certo. Fiz as coooooooisas!

página 1: link
página 2: link


Extras:
 

Tentei fazer novamente o mesmo personagem, um Bardo Qareen de Suporte, criador de água e frutas.

Alguma sugestão?

Sei que eu tenho uma. Um bom site online pra gerar números aleatórios é o random.org:

http://www.random.org/

« siggy »


Última edição por Mr.Galleom em Qua 20 Ago - 22:26, editado 3 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://pathmakers.forumeiros.net
Jellyboy
Membro
Membro
avatar

. : thing
Mensagens : 261
Sanidade : 3

MensagemAssunto: Re: Tutorial de como criar fichas em Tormenta   Qui 14 Ago - 19:14

1
2
 f2

« siggy »
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
arrout
Super Random Guy!
Super Random Guy!
avatar

. : *arroto* :3
Mensagens : 456
Sanidade : 2

MensagemAssunto: Re: Tutorial de como criar fichas em Tormenta   Ter 19 Ago - 21:45

1- http://i58.tinypic.com/iw8b69.jpg

2- http://i57.tinypic.com/dpwg1y.png

« siggy »
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Eusine48
Top membro
Top membro
avatar

. : Sou imune ao feijão
Mensagens : 770
Sanidade : -17

MensagemAssunto: Re: Tutorial de como criar fichas em Tormenta   Qua 20 Ago - 18:51

Desculpe a demora, tentei fazer da maneira mais completa possível:

One: http://i739.photobucket.com/albums/xx39/Eusine48/One_zps589ed917.png

Two: http://i739.photobucket.com/albums/xx39/Eusine48/Two_zps8cfb9c72.png

Coisas que não couberam: O meu personagem tem um tio marinheiro, que aparece vez ou outra (por isso ele continua vivendo numa cidade costeira, sem incentivos para sair de lá). Ele é ligeiramente gordo (isso que dá mecher com comida todo dia).

« siggy »

É isso que o Eusine pensa de mim.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://pathmakers.forumeiros.net/
Mr.Galleom
The Gah One
The Gah One
avatar

. : Quase um fantasma
Mensagens : 886
Sanidade : 4

MensagemAssunto: Re: Tutorial de como criar fichas em Tormenta   Qua 20 Ago - 19:38

Hm, ver a imagem de Bannedstory me fez ter a ideia de fazer um também.



Imagino ele bem alegre, positivo, apesar de ser propenso a fazer comentários de superioridade.

Quando com desgosto de outra pessoa, cria frutas mágicas e atira na cara delas. Maçãs são boas nesses casos, e falando nisso, ele gosta de maçãs. E de panquecas também.

Não gosta de médicos. Especialmente das agulhas.

Não conhece a família, mas não liga muito pra isso.

Procura um anel mágico de Wynna.

É um bom músico/bardo. Bom com vários instrumentos, mas com a estranha capacidade de explodir coisas com trompetes.

« siggy »
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://pathmakers.forumeiros.net
Forasteiro Solitario
Top membro
Top membro
avatar

. : Nunca terminei nada
Mensagens : 429
Sanidade : 1

MensagemAssunto: Re: Tutorial de como criar fichas em Tormenta   Dom 31 Ago - 14:40

UPDATE TIME

Depois de 8000 anos... Para a infelicidade do Arty e do Gah, eu NÃO vo mudar meu nome na steam pra Chewbabacca.

Eu lembro que tinha visto um erro na ficha do Zine ou era na do Brav... Mas nesse update, isso não será necessário... Role play somente, nenhuma luta nesse update e possivelmente, nenhum teste de pericias...

Agora Isso, talvez vocês usem...:
 

Eusine48 - Strogonoff II

Você viveu em Malpetrin a sua vida toda, desde que você se tornou um Lefou, você tem ficado menos animado quanto a vida, ninguém sabe como você se tornou um Lefou. Você não tem mais um propósito de vida, além de ajudar sua mãe no seu restaurante. Você já quis ir viajar com seu tio no návio dele, mas essa vontade tem morrido com o tempo, alguns dizem que é o fato de você ser Lefou...
Você estava pensando a respeito disso, no restaurante da sua mãe, enquanto você nota um cliente entrando na porta, depois de alguns minutos olhando para ele, você reconheceu ele como um Qareen, dizem que Qareens podem realizar os desejos das pessoas... O que você vai fazer agora?

Mr.Galleom - Koed

Após uma viagem, você acabou de chegar em Malpetrin, de acordo com suas fontes, alguém nessa cidade, pode saber mas sobre o anel que você busca. Você estava cansado e com fome, então decide ir para um restaurante encher a barriga. Ao chegar no restaurante, você se senta e pede seu prato de um dos empregados. Depois de alguns minutos esperando, você notou que um dos empregados estava lhe observando de maneira suspeita, depois de observar ele melhor, você notou que o cara era um Lefou. Lefou não tem uma boa fama na sociedade... E agora ele está observando você de maneira suspeita... Isso não deve ser bom... O que você vai fazer agora?

Arrout - Senseio Sensau

Você odeia a Tormenta e todas as criaturas oriundas dela, ela tomou tudo que era de valor para você e agora você quer vingança... Em uma de suas viagens, você encontra um grupo de pessoas, elas se entitulam como "Caçadores da Tormenta", eles buscam destruir a tormenta e qualquer criatura oriunda dela. Eles ouviram falar de você e lhe convidam para se juntar a eles. Qual a sua decisão?


Jellyboy

Você viveu sua vida toda como um bárbaro, não lembra de ter tido vida em sociedade, você é analfabeto e geralmente, você só vive para satisfazer suas necessidades básicas. Você está com fome, o que você vai fazer?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Mr.Galleom
The Gah One
The Gah One
avatar

. : Quase um fantasma
Mensagens : 886
Sanidade : 4

MensagemAssunto: Re: Tutorial de como criar fichas em Tormenta   Dom 31 Ago - 14:40

O membro 'Forasteiro Solitario' realizou a seguinte ação: Que rolem os dados!

'1d20' : 17
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://pathmakers.forumeiros.net
Forasteiro Solitario
Top membro
Top membro
avatar

. : Nunca terminei nada
Mensagens : 429
Sanidade : 1

MensagemAssunto: Re: Tutorial de como criar fichas em Tormenta   Dom 31 Ago - 14:41

Mr.Galleom escreveu:
O membro 'Forasteiro Solitario' realizou a seguinte ação: Que rolem os dados!

'1d20' : 17

Olha só... Os dados funcionam mesmo...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Eusine48
Top membro
Top membro
avatar

. : Sou imune ao feijão
Mensagens : 770
Sanidade : -17

MensagemAssunto: Re: Tutorial de como criar fichas em Tormenta   Dom 31 Ago - 17:31

Seu monstro, eu escrevi na minha ficha que a mãe do meu personagem morreu ao dar a luz ao Strogonoff III. Fora que ele não é tão depressivo, já se conformou com sua situação...

Enfim... Eu pergunto do cliente o que ele deseja.

« siggy »

É isso que o Eusine pensa de mim.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://pathmakers.forumeiros.net/
Mr.Galleom
The Gah One
The Gah One
avatar

. : Quase um fantasma
Mensagens : 886
Sanidade : 4

MensagemAssunto: Re: Tutorial de como criar fichas em Tormenta   Seg 1 Set - 11:33

Milagre! Você finalmente postou...

Mas, hm, que estranho, eu não postei aquilo. f6

Er, você pode também fazer algo do tipo:

Código:
[roll=''Nome do dado'']2[/roll]
(notando que -''- é -"-, tive de fazer isso pra funcionar)
Sendo que os dados são:
"1d3"
"1d4"
"1d6"
"1d8"
"1d10"
"1d20"
e... "Dadá" (com 225 lados)

E o "2" é o número de vezes que o dado será rolado. Neste caso, ele iria rolar dois dados.

O problema é que dados feitos assim são lançados novamente quando a mensagem é editada. Então cuidado com isso.

Ah, mas eu... não consigo ver sua imagem?

Enfim, que começo tenso f6

Er, eu continuo olhando ele pra ver o que acontece, mas ele tem cara de garçom, então pergunto o que tem pra comer nesse restaurante.

« siggy »
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://pathmakers.forumeiros.net
Jellyboy
Membro
Membro
avatar

. : thing
Mensagens : 261
Sanidade : 3

MensagemAssunto: Re: Tutorial de como criar fichas em Tormenta   Seg 1 Set - 21:21

Citação :
Você viveu sua vida toda como um bárbaro, não lembra de ter tido vida em sociedade

a sociedade que se ferre, quem disse que preciso viver com pessoas. f2

Bem, se estou com fome eu procuro algo para comer f6 aliás, você não disse aonde eu comecei, em uma praia, numa floresta, numa depressão dentro da planície, no espaço...

« siggy »
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
arrout
Super Random Guy!
Super Random Guy!
avatar

. : *arroto* :3
Mensagens : 456
Sanidade : 2

MensagemAssunto: Re: Tutorial de como criar fichas em Tormenta   Seg 1 Set - 21:42

Eu decido não me juntar a essas pessoas, porque meu destino é outro. O porto de Malpetrim, onde um navegador diz ter encontrado a chave para a destruição da tormenta.

« siggy »
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Tutorial de como criar fichas em Tormenta   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Tutorial de como criar fichas em Tormenta
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» tutorial-como-criar-um-shop
» [PEDIDO]Tutorial - Como criar suas propias TILESETS
» |~Tutorial~| Como Criar um Sistema de Level-Up!
» [tutorial] 2 players com cameras separadas
» Aprenda como criar um objeto em outra room/sala/tela

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Path Makers :: Off Topic :: Geral-
Ir para: