YEAH
aqui vou colocar um evento chamado "Mini mapa"
onde você pode se guiar pelo mapa que você fez
E aqui está o Teste que criei para o Mini mapa
Aqui!
Enfim...
Créditos á Tanatos
Agora vamos começar! Criador: Tanatos (TanatosMaker)
Plataforma:Rm2k e Rm2k3, mas souber usar bem isso é possivel fazer no RMXP e VX.
Fonte:
Aqui!- Imagem de exemplo:
Introdução:Este sistema tem como intuito criar uma minitura do mapa em que o jogador estiver para poder se guiar com um "ponto" que indique as coordenadas do mesmo, estilo Final Fantasy 6 (FF3 para Snes).
A única parte
importante da tutorial é a
PARTE 3, mas se você for um amador em programação de eventos leia toda a tutorial.
Pernguntas frequentes:- Perguntas frequentes:
# Pergunta: "Posso mudar a posição do mini-mapa, se sim como?"
Resposta: Sim, você pode, para fazer você adicionar valores as variaveis de coordenadas do herói, para saber mais abra a DEMO.
# Pergunta: "Posso usar a demo para fazer meu jogo?"
Resposta: ¬¬" Isso é sério? É óbvio que sim.
# Pergunta: "Posso adicionar outros pontos que sejem outros eventos no mini-mapa"
Resposta: Sim pode, crie novas variaveis que peguem as coordenadas destes eventos e depois as use em novas pictures estilo "map-hero" que devem ter a ID maior que 11 para Rm2k e maior que 31 para rm2k3.
# Pergunta: "Minha imagem fica zuada quando diminuo, tem outro método de fazer isso?"
Resposta: Sim, use o PhotoShop ou baixe o Paint.NET, exelente programa estilo Photoshop.
# Pergunta: "Mas como faço isso no PhotoShop ou Paint.NET?"
Resposta: Bem está é uma tutorial para ensinar como criar um mini-mapa no jogo e não para ensinar a editar imagens, essa parte é um extra que já tive o trabalho de escrever, basta ler, está bem explicado, não vou ficar ensinado como fazer isso por PS ou P.NET.
# Pergunta: "Tanatos faizzz pra mim plzzz? Xo ceu fun!"
Resposta: ¬¬" Não, pra isso já tive o trabalho de escrever a tutorial, aqui não é Frabica de mini-map.
# Pergunta: "Por que quando uso o rpg2kdev a imagem gerada fica toda preta?"
Resposta: É por que o chipset usado por você vem da RTP, você deve ter o chipset na pasta do teu jogo.
# Pergunta: "O meu mini-mapa não aparece no jogo, o que pode ser?"
Resposta: Verefique se o evento está em processo paralelo(Paralell Process) ou se a opacidade das imagens não ficou em 100% e por fim verefique se você mesmo não alterou o sistema e usando alguma SWITCH.
# Pergunta: "Fica dando LAG no meu jogo, o que faço?"
Resposta: Abra a DEMO lá tem a versão sem LAG, mas necessita mais conhecimento sobre eventos.
# Pergunta: "Tanatos toda vez que troco de mapa o véiculo(AirShip) volta pro mesmo lugar, isso é um BUG"
Resposta: Não, esse é o método que use para ter o AirShip em todos mapas "ao mesmo tempo" para que você possa fazer os testes.
# Pergunta: "Fiz tudo certinho conforme a tutorial e li as perguntas frequentes, mas continua a não funcionar, alguma idéia do que possa ser?"
Resposta: Não, mas te darei algumas dica, LEIA A TUTORIAL DENOVO, VEREFIQUE O EVENTO e VARIAVEL e MOSTRAR IMAGEM, se não der certo mesmo assim, baixe logo a demo e estudea.
Downloads necessários:Importe essa imagem para pasta Pictures do teu jogo\projeto desejado:
map-hero.pngE baixe este programa chamado de rpg2kdev, com ele você poderá criar uma imagem do mapa sem usar "Print Screen":
Rpg2kDev(Leia as perguntas frequentes)
________________________________________________________________________________________________
Parte 1: Criando a imagem do mapa.Primeiramente tenha um mapa qualquer já em mãos.
Não tem, o que eu espero...
Terminou? Sim então continuemos.
Eu ensinarei a fazer o sistema para um Mapa-mundi, mas o mesmo pode ser aplicado para outros tipos de mapas, como labirintos ou mapas comuns de cidades e vilas.
Este é um mapa de exemplo, digamos que isto é o mapa-mundi do teu jogo:
Faça um copia dele no próprio jogo:
Agora redesenhe ele exatamente do jeito que está mas segurando a tecla SHIFT:
De modo que o mapa fique todo aquadrado, terminou, compare se ficou tudo certo:
________________________________________________________________________________________________
Parte 2: Editando a imagem do mapa em tamanho real e convertendo.Agora salve o jogo e vá até a pasta do teu jogo:
C:\arquivos de programas\ASCII\RPG2000\Projects
para rm2k
C:\arquivos de programas\Enterbrain\RPG2003\Projetos
Para Rm2k3 em português-Seita da vaca louca.
Copie o programa
rpg2kdev que você baixou já extraido para dentro da pasta.
Vá no rpgmaker e verefique a ID do mapa aquadrado:
Agora retorne a pasta do teu jogo e execute o programa rpg2kdev:
Digite a ID do mapa e aperte Enter, exemplo se o mapa tem a ID 0002 basta digitar 2, se quiser digite 00000000000002 que não faz diferença.
O programa terá se fechado sozinho e terá criado uma imagem BMP com o nome original do mapa:
Agora vamos dimunuir o tamanho da imagem, sendo que o mapa tem 16x16 pixels para cada tile, como imagem ela deverá ter 1x1 para ser usada como Picture de Rpgmaker2000 ou 2003, então uma imagem com 1024x1024 pixels terá de ter 64x64 pixels.
Para descobrir o valor real em tiles simplismente veja as propriedades do mapa no rpgmaker:
Abra a imagem pelo MSPaint(Paint da microsoft), aperte Ctrl+A para selecionar a imagem, agora Ctrl+X para recorta e Ctrl+V para colar, deste modo a imagem não irá misturar as cores se você dimuila, não perca a não perca a "seleção do mapa", aquela borda pontilhada da ferramenta de corte.
Agora aperte Ctrl+W ou vá em ferramentas sem perde a seleção e digite os valores 50 e 50 em porcentagem.
Isso é a metade do tamanho original, de 1024x1024 ficará 514x514, não perca a "seleção do mapa", aquela borda pontilhada da ferramenta de corte:
Clique na no ponto na linha esquerda e arraste até ficar com 64 de largura:
Depois clique na no ponto na linha esquerda e arraste até ficar com 64 de altura, a imagem ficar com 64x64, para saber o valor enquanto arrasta veja o rodapé:
Agora aperte Ctrl+E e digite os valores do tamanho da tela do jogo, no caso do rpgmake2000 ou 2003 é 320x240 e aonde sobra branco use o balde de tinta com a cor preto.
A image deverá ficar assim:
Agora converta a imagem para 256 cores, pode ser pelo MSPaint, a imagem não necessitará ter qualidade, afinal ela vai ser bem menor e opaca(semi-transparente):
Logo após salve a imagem como PNG para comprimir o tamanho da mesma:
Delete a imagem BMP e recorte ou puxe a imagem convertiva para PNG para pasta o Desktop ou Meus Documentos
Renomeie a image para um nome fácil de modo organizado, tipo map-mundi, agora volte ao rpgmaker e vamos para a parte 3.
Agora volte ao rpgmaker e importe a image para Pictures e selecionando a cor preto como transparente:
_________________________________________________________________________________________________
Parte 3: Criando o sistema por eventos.Agora volte ao rpgmaker, se quiser pode deletar o mapa aquadradado não usaremos mais, no mapa original crie um evento de mapa principal em processo paralelo, nele chame duas váriveis que busque o valor de coordenada dos HERO\Herói do jogo.
De o nome de "X-coor do heroi" para variavel que SETAR o a coordenada X e "Y-coor do heroi" para variavel que SETAR o a coordenada Y:
Veja como ficaria o código no Rm2k English Version:
- Spoiler:
Variable[XXXX:X-coor do heroi]Set, Hero Xpos
Variable[XXXX:Y-coor do heroi]Set, Hero Ypos
Volte a pasta Picture do teu jogo e pegue os valores do tamanho em pixels da tua imagem, clicando com o botão direito em propriedades:
Agora crie um Show Picture(Rm2k) ou Mostrar imagem(Rm2k3), coloque uma ID(Pic. Number) com um valor um pouco alto, tipo 10 para rm2k ou 30 para rm2k3, selecione a imagem que você criou e nomeou como "map-mundi", na posição 160x120 e com 25% de transpârencia:
Agora crie um Show Picture(Rm2k) ou Mostrar imagem(Rm2k3), coloque uma ID(Pic. Number) com um valor um pouco alto, tipo 11 para rm2k ou 31 para rm2k3, selecione a imagem "map-hero", na posição mude para "By Variable", selecione as variaveis "X-coor do heroi" para "X", "Y-coor do heroi" para "Y" e mude 0% de transpârencia:
Agora abaixo crie um "Wait" ou "Esperar" com valor de 1, não é 1 segundo e sim 1/10 de segundo:
O evento todo deve ficar assim: